quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Habilidades sobre-humanas

O que é que se passa na cabeça de uma pessoa?

Quase ninguém, pelo menos com o meu arcaboiço académico, o sabe responder com clareza e precisão.

Pensando bem, nem muitos dos estudiosos sabem metade das coisas a saber sobre o funcionamento cerebral.

Então, quando se tratam de distúrbios mentais, epilepsias, ataques, o que quer que seja que afecta permanentemente o nosso cérebro, todas as análises, teorias e conclusões são prontamente abaladas. Como é que alguém, após uma visita de helicóptero a Roma, pode desenhar tudo o que viu, usando apenas a memória? Como é que alguém pode ver um número e associar-lhe uma imagem?

"Synesthesia" , uma condição mental em que são perceptivadas mentalmente sensações associadas a outro tipo de sensações completamente diferentes, por exemplo: ver um número e associar uma imagem, ou, ouvir uma música e ver a cor que lhe corresponde.

Estes casos especiais são amplamente desconhecidos, ainda, e muito raros.

Para aqueles que já viram o filme "Rain Man" com o Dustin Hoffman, podem-se lembrar do homemzinho que Dustin interpretou?

Ele realmente existe, e é inglês, e tem uma memória que parece nunca acabar. Ele pode dizer-vos tudo sobre tudo. Literalmente.
Ele lê em 8 segundos, tirar ou pôr, o que nós lemos em 3 minutos e capta 89% do que leu instantaneamente.

Mas para não me alongar, e também para vos obrigar a fazer alguma pesquisa, vou só deixar-vos com 3 vídeos de deixar pasmo.

  • Um homem com memória fotográfica


  • Um homem que associa números a paisagens .
Parte 1


Parte 2


1 comentário:

Unknown disse...

Habilidade humana foi aquele gajo que apareceu no "Aqui há Talento" a fazer estalinhos com os dedos, isso sim é algo transcendente... o talento desse senhor a beira daquele colosso de Arouca é um brincadeira de crianças!